O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer ontem pela tarde um comunicado no que informa sobre a visita dos bispos da Áustria ao Vaticano. O Papa Bento XVI lhes pediu fidelidade ao Concílio Vaticano II e ao Magistério pós-conciliar.

No texto se precisa que o encontro, realizado entre os dias 15 e 16 de junho, esteve caracterizado "por um vivo 'afeto colegial', enfrentaram juntos em um diálogo fraterno e um espírito construtivo, temas que afetam a situação da diocese de Linz e da Igreja na Áustria, apresentando soluções para os problemas atuais".

O Santo Padre responde assim aos problemas que nos últimos anos se viram na diocese de Linz, onde alguns representantes eclesiásticos expressaram opiniões contrárias ao Magistério da Igreja; e que experimentou uma aguda crise logo que o sacerdote designado para ser Bispo Auxiliar em 31 de janeiro de 2009, Gerhard Maria Wagner, renunciasse antes de receber a ordenação pela polêmica que suscitou sua eleição.

Bento XVI ressaltou, além disso, a "urgência de aprofundar na fé e a fidelidade integral ao Concílio Vaticano II e ao Magistério pós-conciliar da Igreja, e na renovação da catequese à luz do Catecismo da Igreja Católica".

"Ademais, se discutiram questões doutrinais e pastorais e a situação do clero, do laicado, dos seminários maiores e das faculdades teológicas em Linz e em outras dioceses da Áustria", acrescenta o comunicado.

"Os bispos austríacos deram as graças ao Santo Padre por sua solicitude paterna e por este encontro, signo de sua proximidade à Igreja na Áustria, e lhe asseguraram sua plena comunhão e seu afeto. Os bispos austríacos agradecem também à Cúria Romana pela fecunda colaboração e a disponibilidade".

Nos encontros, participaram os seguintes bispos da Áustria: Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal; Arcebispo Alois Kothgasser, de Salzburgo; Bispo Egon Kapellari, de Graz-Seckau, Vice-presidente da Conferência Episcopal; e o Bispo Ludwig Schwarz, do Linz; assim como o Núncio na Áustria, Arcebispo Peter Stephan Zurbriggen.

Também estiveram pressentem os cardeais Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos; William Joseph Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Cláudio Hummes, O.F.M., Prefeito da Congregação para o Clero; Zenon Grocholewski, Prefeito para a Congregação para a Educação Católica; e Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.