O Bispo Emérito de Palencia (Espanha), Nicolás Antonio Castellanos Franco, premio Príncipe do Asturias em 1998, foi assaltado por uns delinqüentes em sua residência na cidade da Santa Cruz (Bolívia) em domingo passado 14 de junho.

Conforme informa Associated Press, a fiscal Clara Céspedes disse que "o roubo ocorreu em um subúrbio dessa cidade de um milhão de habitantes onde o Bispo de nacionalidade espanhola reside e realiza uma importante obra social".

A fiscal precisou os fatos assinalando que ao parecer "os ladrões tocaram a campainha, o bispo abriu a porta e quatro assaltantes o roubaram, e também a outros ajudantes que habitam na casa. Embora o assalto não deixou feridos os ladrões se levaram dinheiro, celulares e outros pertences".

"Os ladrões se levaram carteiras e outros pertences do religioso e seus ajudantes", adicionou.

Dom Nicolás Antonio Castellanos Franco emitiu sua renúncia à diocese da Palencia para dedicar-se às missões em Santa Cruz (Bolívia) em 1991. O Papa João Paulo II concedeu seu pedido em setembro do mesmo ano, sendo renomeado Bispo Emérito em 1992. Seu trabalho missionário se destaca pela direção da fundação Homens Novos, dedicada a melhorar as condições de vida das zonas pobres da cidade.