A Arquidiocese de Bombay promoveu há uns dias atrás um encontro interreligioso entre católicos e hindus com o fim de procurar a pacificação da Índia e promover o respeito à liberdade religiosa das minorias.

Conforme informa o L'Osservatore Romano, a delegação católica esteve presidida pelo Cardeal Jean Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso; enquanto que a dos hindus esteve liderada por Shankaracharya Sri Jayendra Saraswati Swami.

Este encontro, explicou o Cardeal Tauran, "serviu para reafirmar a necessidade de defender a liberdade religiosa no país", depois de uma série de fatos que nos últimos meses tiveram como vítimas da perseguição aos cristãos na Índia.

"As minorias têm direito a praticar sua fé em condições pacíficas. Os líderes religiosos têm a responsabilidade de dar luzes sobre os pontos comuns e discutir as diferenças com claridade e tranqüilidade para reforçar a paz e a harmonia", acrescentou.

Por sua parte o Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombay e Primeiro Vice-presidente da Conferência de Bispos Católicos da Índia assegurou que "os ataques aos cristãos em vários estados da Índia puseram sobre a mesa a urgente necessidade de promover o diálogo entre as duas comunidades".

Deste modo expressou sua esperança de que "o encontro interreligioso possa contribuir a convencer à comunidade hindu no país da necessidade de uma recíproca compreensão entre os seguidores das religiões distintas à sua".