Ao receber nesta quinta-feira aos participantes da Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para os Leigos, o Papa João Paulo II assinalou que os leigos devem redescobrir a paróquia como uma verdadeira “comunidade de comunidades”.

Ao reunir-se com os membros deste dicastério que preside o Arcebispo Estanislaw Rylko e que refletem em torno ao tema “Voltar a descobrir a verdadeira cara da paróquia”,

O Pontífice recordou outras iniciativas promovidas pelo Conselho, como o encontro dos católicos da Europa do Leste, organizado o ano passado em Kiev (Ucrânia), "no que se fez insistência no papel dos leigos na reconstrução espiritual e material daquelas nações após muitos anos de totalitarismo ateu”.

Do mesmo modo, destacou a publicação do “Repertório das Associações Internacionais de fiéis”, como fruto de uma “maior colaboração entre as diversas associações, comunidades e movimentos”.

O Santo Padre destacou em seguida que com esta plenária, os membros do Pontifício Conselho para os Leigos iniciavam uma reflexão sobre a paróquia, que durará vários anos. A prima etapa, assinalou “consiste em ajudar aos fiéis leigos a voltar a descobrir a verdadeiro cara da paróquia”, como “lugar por excelência do anúncio de Cristo e da educação à fé”.

“Precisamente por isso, (a paróquia) precisa renovar-se constantemente para ser uma verdadeira ‘comunidade de comunidades’, capaz de uma ação missionária verdadeiramente incisiva”, adicionou.

"Neste ano dedicado à Eucaristia –acrescentou João Paulo II-, é necessário recordar que esta é o centro propulsor da paróquia, fonte de sua missão e presença que continuamente a renova”.

O Pontífice concluiu manifestando a esperança de que a reflexão sobre a paróquia “ajude a todos a compreender melhor que a comunidade paroquial é o lugar do encontro com Cristo e com os irmãos”.

"Não posso deixar de mencionar -continuou- a intensa preparação da Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará em Colônia (Alemanha), em agosto de 2005. Este encontro, cujo tema é 'viemos adorá-lo', solicita a toda a Igreja, e de modo especial aos jovens a ficar em caminho como os Magos para encontrar ao Deus feito Homem por nossa salvação".