O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, chamou os peruanos a pedirem a Cristo que libere o país "do veneno do mal, da violência e do ódio" nestes momentos difíceis, e a compreender que os problemas não se solucionam com ameaças e intimidações.

Durante a Missa pela festividade do Corpus Christi, o Prelado advertiu que a violência e o ódio estão dividindo ao país. Por isso, chamou a pedir ao Senhor que não permita "que caiamos no facilismo das reclamações, das protestas, nas mútuas acusações e recriminações de uns contra outros, ou inclusive em passar a reações violentas"; assim como "na incitação que fazem pequenos grupos de interesse para nos desunir e nos enfrentar".

D. Eguren acrescentou que os peruanos devem pedir a Cristo pelo "dom da reconciliação e da unidade; a capacidade para escutar e dialogar na verdade".

"Dai-nos desejos de trabalhar juntos pelo bem comum, fortaleza para superar unidos os grandes problemas nacionais, deixando de lado nossos interesses egoístas. Que procuremos soluções justas e criativas aos grandes problemas que nos afligem, mas em paz e na verdade", expressou.

Em referência à festa do Corpus Christi, o Prelado afirmou que o Senhor "nos pede que o oferecimento" de seu Corpo e Sangue "vá acompanhado de nosso próprio sacrifício: morrer aos nossos egoísmos e mentiras, para poder acolher o amor livre e puro de Cristo (…) e assim depois irradiá-lo em nossa vida familiar e social".

Ano Sacerdotal

Do mesmo modo, ao referir-se ao Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI, D. Eguren chamou os presbíteros a ser ante os fiéis "exemplo de uma vida Santa, abnegada e sacrificada", e de "uma autêntica devoção à Eucaristia".

Os fiéis, afirmou, "querem nos ver tendo longos momentos de adoração diante de Jesus sacramentado, realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar, como fazia o Santo Padre de Ars, a quem vamos recordar, de forma particular, durante o Ano Sacerdotal".

No Ano Sacerdotal
Anunciam na Colômbia campanha de oração "Adote um Sacerdote"
Bogota, 15 Jun. 09 / 04:06 pm (ACI)

O movimento Laços de Amor Mariano, com sede em Medellín, Colômbia, lançou a campanha de oração Adote um sacerdote; que tem como objetivo rezar por um sacerdote todos os dias "como compromisso para este Ano Sacerdotal que vai iniciar" o próximo 29 de junho.

Conforme assinala o movimento em sua página, a campanha procura sair ao encontro da fortaleza espiritual que necessitam os sacerdotes "nestes tempos difíceis de muitas tentações".

"Poucas vezes na história da Igreja, os sacerdotes se viram submetidos a tantas agressões, e tentações que tentam separá-los da missão para a qual o Senhor lhes chamou. O ataque que estão sofrendo por parte dos inimigos da Igreja, é sistemático, e certamente, eles não estão isentos das fraquezas humanas, por isso necessitam do auxílio do Espírito Santo para ser fiéis cada dia", indica.

A campanha consta de "um compromisso privado e particular, encomendando-os na oração e oferecendo sacrifícios para que Jesus Cristo lhes conceda fortaleza e o dom da perseverança em sua missão redentora".