O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, recordou aos fiéis que a caridade é parte da identidade cristã, e portanto, nenhum católico pode eximir-se deste serviço.

Durante o programa Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado recordou que em sua primeira encíclica, o Papa Bento XVI assinalou que o serviço à Palavra de Deus, à liturgia e à caridade, são as três tarefas essenciais da Igreja e que portanto marcam a identidade do cristão.

"Podemos dizer então que nenhuma comunidade cristã pode ser eximida do serviço da caridade e, que isto, não pode estar delegado ao interesse, à iniciativa, à caridade pessoal de cada um dos membros mas sim deve ser assumido como uma tarefa da comunidade assim como tal", afirmou D. Aguer.

O Arcebispo de La Plata também recordou que em sua segunda Carta aos Coríntios, São Paulo "fala da coleta que ele organizou em favor dos fiéis em Jerusalém, que viviam em uma situação grave de pobreza, e ao animar aos coríntios para que fossem generosos, Paulo afirma que essa coleta é um serviço sagrado".

Por isso, destacou a Coleta Nacional da Cáritas –realizada ontem domingo– e afirmou que esta instituição não deve faltar em nenhuma paróquia. Acrescentou que a missão da Cáritas, além de repartir doações, é "converter-se em um serviço integral aos mais necessitados especialmente pensando em sua dignidade de filhos de Deus, em ordem à sua promoção humana autêntica e integral".

D. Aguer também se referiu à coleta da Missa dominical, "que é um ato litúrgico" e não deve ser considerado algo optativo "que se cumpre jogando relutantemente uma moedinha na bolsa". Explicou que esta busca o sustento do culto, do clero e da atenção dos pobres; e que mediante ela "os membros da comunidade cristã expressam sua participação no sacrifício da Missa".

"O amor dos cristãos, feito dom para os pobres, está inspirado e movido pelo amor de Cristo, e é uma resposta ao dom que o fez de sua vida, por nossa salvação e a de todo o mundo", afirmou.