O Bispo de Ávila, D. Jesus García Burillo, assinalou que a atual crise econômica pôs que relevo outro dos rostos da pobreza, que é a pobreza de valores, por isso chamou os fiéis à solidariedade.

"Esta crise põe em evidência uma profunda quebra antropológica e uma crise de valores morais. A dignidade do ser humano é o valor que entrou em crise quando a pessoa não é o centro da vida social, econômica, empresarial; quando o dinheiro se converte em um fim em si mesmo e não em um meio ao serviço da pessoa e do desenvolvimento social", afirmou o Prelado em uma recente carta.

Nesse sentido, indicou que além da pobreza econômica em que caíram "um número crescente de homem e mulheres", "percebemos, também, outra pobreza, neste caso espiritual, que subjaze entre as crises materiais, da economia e o trabalho".

"É a pobreza de valores e atitudes que se manifesta e estende em diversos âmbitos e através de alguns meios de comunicação. junto a isso não podemos esquecer a crise educativa que se faz presente também no seio da família. São os rostos da pobreza", afirmou.

Entretanto, disse que frente às "muitas misérias pessoais, sociais e éticas", apareceram também "exemplares respostas de solidariedade". Por isso, insistiu aos católicos a "tomarem consciência não só da responsabilidade da comunicação cristã de bens, mas também da necessidade da conversão pessoal e comunitária".