A Conferência Episcopal Peruana (CEP) lançou a coleta "Compartilhar" 2009, que este ano estará destinada à reconstrução dos templos de Cañete, Ica, Pesco, Chincha e Huancavelica, que foram seriamente afetados no terremoto de agosto do 2007.

Com o lema "O terremoto destrói, Compartilhar constrói", os prelados peruanos apresentaram esta iniciativa. À frente da mesma está D. Lino Panizza Richero, Bispo de Carabayllo e Presidente da Campanha Compartilhar, quem explicou que se o objetivo desta campanha é arrecadar perto de 500 mil Nuevos Soles.

Com este dinheiro quer reconstruir e recuperar 47 templos na Prelatura de Yauyos, 35 templos da Diocese de Ica, além de 102 capelas e 20 casas paroquiais, como templos da Castrovirreyna e Huaytará na Diocese de Huancavelica.

Dom Panizza assinalou ademais que esta 20º Campanha de Solidariedade Compartilhar convida à cidadania a fortalecer e animar a fé dos habitantes devido a que depois do forte sismo ainda não conseguiram recuperar a maioria de templos, capelas e casas paroquiais.

A coleta pública se realizará em 21 de agosto e a coleta paroquial em 23 de agosto. O público poderá depositar sua colaboração no Banco de Crédito na conta em Soles 193-0691233-0-50 ou na conta em dólares 193-0730120-1-59.

Na conferência de imprensa também estiveram pressentem Dom Adriano Tomasi, Bispo Auxiliar de Lima; Dom Héctor Beira, Bispo de Ica; o Pe. Edmundo Hernández, Félix Cuzcazo, da Prelatura de Yauyos; e o Secretário Geral da Cáritas o Peru, Jorge Lafosse Quintana.