Ao finalizar a oração do Ângelus ontem ao meio dia, o Papa Bento XVI alentou os participantes da Conferência das Nações Unidas que entre os dias 24 e 26 de junho se reunirão em Nova Iorque para tratar a crise financeira global, a que promovam e animem as medidas necessárias para lutar contra a fome no mundo.

O Santo Padre invocou "sobre os participantes na Conferência, assim como sobre os responsáveis pela coisa pública e os destinos do planeta o espírito de sabedoria e de solidariedade humana para que a atual crise se transforme em uma oportunidade capaz de favorecer uma maior atenção pela dignidade de toda pessoa humana e promover uma justa distribuição do poder de decisão e dos recursos, emprestando uma atenção particular ao número, por desgraça sempre em aumento, dos pobres".

"Neste dia, no que na Itália e em outras muitas nações se celebra a festa do Corpus Christi, 'Pão da vida', desejo recordar em especial às centenas de milhões de pessoas que sofrem à causa da fome. É uma realidade absolutamente inaceitável, que apesar dos esforços das última décadas não consegue reduzir-se".

O Papa expressou logo seu desejo de que "com motivo da próxima Conferência da ONU e nas instituições internacionais se assumam medidas compartilhadas por toda a comunidade internacional e se realizem essas opções estratégicas, que em ocasiões não são fáceis de aceitar, mas que são necessárias para assegurar a todos, no presente e no futuro, os mantimentos fundamentais e uma vida digna".

Ao finalizar, Bento XVI recordou que na próxima sexta-feira, solenidade do Sagrado Coração do Jesus, começará o Ano Sacerdotal, "que quis convocar em coincidência com o 150º. aniversário da morte do santo padre de Ars".

"Encomendo às suas orações esta nova iniciativa espiritual, que seguirá o Ano Paulino, que se encaminha para sua conclusão. Que este novo ano jubilar constitua uma ocasião propícia para aprofundar no valor e na importância da missão sacerdotal e para pedir ao Senhor que outorgue à sua Igreja o dom de numerosos e Santos sacerdotes", concluiu.