No marco das celebrações do Corpus Cristi, os bispos bolivianos em Santa Cruz de la Sierra e El Alto pediram às autoridades solucionar os problemas do país não com discursos vãos ou violências pré-fabricadas, a não ser com tolerância e respeito.

"Este dia de reflexão que se viveu em nossa pátria a Bolívia ajude a procurar soluções sem estrondos, sem discursos vãos, sem violências fabricadas ou pré-fabricadas", expressou o Arcebispo da Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, quem pediu "seguir construindo a verdade ao estilo do Senhor, nos acompanhando e nos pedindo unidade e coração".

Do mesmo modo, o Cardeal recordou aos bolivianos os cristãos só se ajoelham ante o Senhor, "mas jamais vamos nos ajoelhar ante quem ostenta sozinho a força e o poder para dobrar o ser humano".

Por sua parte, depois da celebração em El Alto, o Bispo local, D. Jesus Juárez, afirmou que ao país lhe falta "tolerância, respeito e, mais que falar, apresentar feitos concretos de melhores condições de vida".

Ante as perguntas da imprensa sobre a ausência de autoridades nas celebrações religiosas, o Prelado assinalou que "a fé é um convite e um presente que o Senhor dá. Nós convidamos e um convite se aceita ou se deixa a um lado. Como há separação entre religião e Estado, convidamos a todos, e o que deseja vir é bem-vindo".

A imprensa informou que nas celebrações realizadas em La Paz esteve o Presidente em funções, Álvaro García.