O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, assinalou que a festa do Corpus Christi "é uma das festas mais luminosas e mais profundas de nossa religião" e afirmou que o Senhor saiu em procissão para acompanhar o seu povo que foi ofendido por leis que atentam contra direitos fundamentais como a vida.

"O Senhor saiu às nossas ruas para abençoar e estar com seu povo, com esta sua cidade ofendida pela insegurança e a violência, pela pobreza material e espiritual, por leis que violam o direito mais fundamental de todos os direitos humanos, o direito à vida, e ignoram a natureza mesma do matrimônio fundamento da célula básica da sociedade que é a família", expressou o Cardeal.

O Arcebispo disse que os mexicanos saíram a caminhar com Cristo "que é o caminho", com "o dom de si mesmo na Eucaristia, o Senhor Jesus nos libera de nossas ‘paralisias, nos levanta e nos faz proceder, quer dizer, nos faz dar um passo adiante, e logo outro, e deste modo nos põe em caminho, com a força deste pão de vida’".

O Cardeal Rivera alentou os fiéis a seguir a Cristo porque Ele "veio a nós, entregou-se por nós e ficou conosco para nos acompanhar no caminho de nossa vida".