Ao celebrar a solenidade do Corpus Christi, o Papa Bento XVI pediu aos sacerdotes que dêem um testemunho aos fiéis de autêntica devoção à Eucaristia tanto na celebração do sacramento como nos momentos que dediquem à oração ante Santíssimo.

O Pontífice celebrou a Eucaristia no átrio da Basílica de São João de Latrão e posteriormente presidiu a procissão eucarística até a Basílica da Santa María Maior.

Na homilia, comentou as palavras que pronuncia o sacerdote no momento da consagração: "Isto é meu corpo"; "Este é meu sangue".

Aos sacerdotes, pediu "ser Eucaristia! Que isto seja precisamente nosso desejo e nosso empenho constante, para que à oferta do Corpo e do Sangue do Senhor que fazemos sobre o altar, una-se o sacrifício de nossa existência. Cada dia obtemos do Corpo e Sangue do Senhor aquele amor livre e puro que nos faz dignos ministros de Cristo e testemunhas de sua alegria. Isto é o que os fiéis esperam do sacerdote: o exemplo de uma autêntica devoção à Eucaristia; desejam ver que ele transcorre muitos momentos de silêncio e de adoração ante Jesus, como fazia o santo padre de Ars, que recordaremos de modo particular durante o iminente Ano Sacerdotal".

"Conscientes de nossa indignidade por causa dos pecados, mas necessitados de nos alimentar do amor que o Senhor nos oferece no sacramento eucarístico, renovamos esta tarde nossa fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Não terá que dar por descontada esta fé!", advertiu.

Do mesmo modo, explicou que "hoje existe o risco de uma secularização que vai penetrando inclusive dentro da Igreja, que pode traduzir-se em um culto eucarístico formal e vazio, em celebrações carentes dessa participação do coração, que se expressa em veneração e respeito pela liturgia".

O Papa assinalou que "sempre é forte a tentação de reduzir a oração a momentos superficiais e apressados, deixando-se levar pelas atividades e as preocupações terrenas".

Bento XVI sublinhou que "com a Eucaristia o céu desce sobre a terra, a manhã de Deus descende no presente e o tempo fica como abraçado pela eternidade divina".

Durante a tradicional procissão eucarística, terminou, "diremos ao Senhor, em nome de toda a cidade de Roma: Fica conosco, Jesus; dai-nos o pão que nos alimenta para a vida eterna! Libera a este mundo do veneno do mal, da violência e do ódio que polui as consciências; purifica-o com a potência de seu amor misericordioso".

Milhares de fiéis acompanharam o Santíssimo Sacramento rezando e cantando durante a procissão eucarística, que percorrendo a Via Merulana conduz à Basílica da Santa Maria Maior. Um veículo descoberto transportou o Santíssimo em uma custódia, frente à qual ia o Papa ajoelhado em um genuflexório.