O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, chamou os argentinos a não deixar-se levar pelas juntas ou a necessidade do imediato, porque isso faz perder a transcendência "que em si tem a responsabilidade de votar bem ou com clara consciência cidadã".

O Prelado fez esta reflexão com motivo das próximas eleições legislativas. "Em meio da urgência de obrar com responsabilidade social e cidadã, considero que muitas vezes as juntas, as estratégias, o imediato fazem perder a transcendência" da importância do voto, afirmou.

O Bispo recordou que logo se celebrará o bicentenário da independência argentina e indicou que as eleições são "uma oportunidade onde todos, mas especialmente os que nos denominamos cristãos (…), possamos entender que a santidade a que estamos chamados também requer discernir nosso voto tendo em conta a necessidade de que não haja rupturas entre a fé que professamos e valores como a vida, a família, justiça, solidariedade, trabalho (…) que são fundamentais para construir uma sociedade com esperança".

D. Posadas recomendou aos argentinos lerem o documento publicado pela Conferência Episcopal Argentina em novembro de 2008, e assim "rezar, refletir e obrar na busca de passar de ser ‘apenas’ habitantes a melhores cidadãos, capazes de trabalhar por uma maior amizade social e diálogo republicano".

"Desde já que as eleições, com o exercício responsável pelo voto, assim como a vida republicana (…), e o bicentenário nos implicam em nossa consciência cristã e na reclamação de coerência quando celebramos a Trindade, em que acreditamos", assinalou.