Ao redor de 200 meninos participaram hoje na oferenda floral do Corpus Christi de Toledo, que foi presidida pelo Cardeal Prefeito da Congregação pelo Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e administrador apostólico de Toledo, Antonio Cañizares, quem aproveitou o ato para despedir-se dos pequeninos afirmando que "Eu os amo muito e me dá muita pena o deixar-lhes " e confiando em que "amem o novo arcebispo --Braulio Rodríguez-- como me amastes".

Durante o ato, ao que também assistiram o prefeito de Toledo, Emiliano García-Page e o presidente da Deputação, José Manuel Tofiño, Cañizares disse que sente sua marcha com "dor", já que mantém "um grande afeto" para a cidade de Toledo, à qual se referiu como "querida terra".

Do mesmo modo, esperou que haja muita participação na celebração do Corpus, ao tempo que disse estar "muito preparado" para participar da procissão, já que assegurou encontrasse "muito bem de saúde".

Por sua parte, o prefeito do Toledo, Emiliano García-pague, assegurou que Cañizares "vai sentir falta da o Toledo" pois "sinceramente acredito que chegou a estar muito à vontade na cidade e a sentir-se cômodo na praça". Acrescentou, além disso que "independentemente de muitas polêmicas que pôde haver ao longo dos anos o certo e verdade é que pegou muito carinho" à cidade.

Em outra ordem de coisas, detalhou, com respeito ao cenário das festas, que este ano há mais de 100 confeiteiros novos, também se penduraram muitos faróis, alguns do século XVIII, assim como outros adornos. "Eu acredito que é um momento de orgulho para a cidade e por que não dizê-lo um importante investimento porque sabemos que o Corpus dá fama mundial à própria cidade", destacou.

Finalmente, o primado toledano advertiu de que "a melhor forma de que a festa do Corpus saia bem é que os cidadãos participem". Neste sentido, adiantou que no balanço provisório até o momento das atividades "notamos um incremento muito notável da participação" e " virtualmente todos os atos estão transbordados" e vários com a avaliação completa.

Cañizares iniciou a oferenda dirigindo-se às crianças assegurando que "todos estamos muito contentes, vós, nós, todos e ademais também sei que fazem muito contente ao Senhor". Aproveitou para felicitar a todos os pequenos que receberam a primeira comunhão e assinalou que a entrega das flores, em sinal de oferenda, "expressa a beleza e a formosura de seu coração grande".

"Virtualmente queridas crainças são vocês os primeiros a começarem de verdade estas festas do Corpus Christi aqui em nossa catedral", concluiu monsenhor Cañizares.

Seguidamente o prefeito do Toledo, Emiliano García-Page, expressou que "as tradições são como o chão que pisamos, permitem-nos nos manter seguros em terra firme" e confiou em que esta tradição "servisse-lhes para vós, meninos e às meninas, o que já estou seguro que já sucede, para começar a cultivar nos corações o amor às nossas festas maiores como é o Corpus Christi".