Em uma carta em nome de todos os membros da União Lumen Dei, esta associação agradeceu ao Papa Bento XVI a nomeação do Bispo de Jaca, Dom. Jesus Sanz Montes, como novo visitador pontifício da associação Lumen Dei depois da renúncia de D. Fernando Sebastián.

Na missiva, os membros da Lumen Dei manifestam ao Papa sua “gratidão por sua solicitude pastoral ao procurar uma solução positiva e concorde para nossa associação”.

“Agradecemos filialmente o cuidado que prodigaliza com tanta generosidade e interesse a todas e cada uma das almas que o Senhor, como Bom Pastor, encomendou-lhe e, em concreto, por haver-se fixado nesta pequena família da Igreja provendo-lhe um caminho para que se esclareça a verdade e se repare a caridade”, indicam.

Do mesmo modo, asseguram que na pessoa de D. Sanz “reconhecemos o guia que nos indicará a vontade de Sua Santidade e da Igreja para superar com paz e esperança a delicada situação que vivemos nestes últimos meses”.

“Amparados em María Santíssima olhamos com esperança o futuro e desejamos continuar nosso humilde serviço à Igreja segundo o desejo de nosso Fundador, de ser luz de Deus, como diz nosso nome (Lumen Dei): iluminar com a verdade e dar calor com o amor que serve até morrer pelo irmão ferido”, adicionam.

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica nomeou a Dom Sanz um ano depois que decidisse nomear a D. Sebastián, Arcebispo Emérito de Pamplona, como delegado apostólico.