O Arcebispo Emérito de Resistencia, Dom Carmelo Giaquinta, assinalou que a afirmação da identidade católica da Argentina "será veraz, e não só apologética do passado ou polêmica do presente", na medida de que seus habitantes aceitem o Evangelho de Cristo.

"Para dizer que nosso povo é cristão não basta que tenha origens cristãos ou conte com valores cristãos em seu acervo cultural. O povo é cristão na medida em que seus integrantes aceitem o Evangelho de Jesus Cristo", indicou o Prelado em uma recente reflexão em que recordou que "a fé é aderir-se a Deus não só com a mente", mas também "com todo nosso ser, também com o coração".

D. Giaquinta chamou os fiéis a meter-se em cheio "no tema da identidade católica da Argentina que, provavelmente, fique sobre a toalha de mesa com a celebração do Bicentenário 2010-2016".

"Não importa lutar com os que negam o valor do religioso como determinante de toda cultura humana. Importa que os cristãos reflitam sobre o que queremos dizer quando falamos da identidade católica da Argentina", afirmou.

O Arcebispo Emérito disse que desta maneira "poderemos iniciar uma Nova Evangelização de nossa Pátria e contribuir positivamente a sua identidade como Nação. Ou permaneceremos ancorados em uma visão arcaica do católico, com o conseguinte declínio do espírito missionário da Igreja, a perda da fé de nosso povo e sua repercussão negativa na Nação".