O Bispo da Diocese de Cádiz e Ceuta, D. Antonio Ceballos Atienza, assinalou que "a crise econômica atual põe em evidência uma profunda crise de valores morais" e assinalou que "percebeu-se neste tempo uma pobreza de valores e atitudes que se manifestam em diversos âmbitos e através de alguns meios de comunicação".

Em uma carta pastoral com motivo do dia do Corpus Christi recolhida pela Europa Press, Ceballos Atienza acrescentou ademais que "junto a isso, não se pode esquecer a crise educativa que se faz presente no seio da família".

Segundo o bispo da Diocese de Cádiz e Ceuta, "a dignidade da pessoa é o valor que entrou em crise quando não é a pessoa o centro da vida social e econômica, quando o dinheiro se converte em um fim em si mesmo e não em um meio de serviço para a pessoa e o desenvolvimento social".

Além disso, manifestou que na origem da crise atual, "outra de suas possíveis causas é a falta de transparência, de responsabilidade e de confiança", o qual "não são elementos econômicos ou financeiros, mas atitudes éticas, o que quer dizer que acabaremos em falso com a crise se não estivermos dispostos a confrontar a crise ética que a sustenta".

Assim, afirmou que "estamos em um momento privilegiado para promover a comunhão e a participação de todos, como propõe Cáritas neste Dia da Caridade em sua campanha:
 “Uma sociedade com valores é uma sociedade com futuro".

Neste sentido, D. Ceballos assinalou que "perante esta pobreza de valores, trabalhamos com a justiça" e acrescentou que "a caridade unida ao sentido da justiça, e é a virtude social por excelência, já que a caridade permite realizar plenamente a justiça e superá-la".

Para o prelado da Diocese de Cádiz e Ceuta é uma "ocasião propícia para tomar consciência", assim como "uma oportunidade de retificar e sentar as bases da convivência em valores sólidos capazes de construir uma ordem econômica e social transparente e justa".