O semanário “Desde la Fe”, da Arquidiocese do México, pediu não fomentar o voto nulo ou em branco nas próximas eleições do 5 de julho porque isso levaria o país ao fracasso democrático.

Em uma recente nota editorial, o semanário se dirigiu àqueles comunicadores que chamam os votantes a deixar em branco o passe ou anular o voto. “Desde la Fe” advertiu que esta conduta só dá a razão “a quem pensa que o México só pode funcionar com o totalitarismo”.

“Embora a não-participação é uma expressão de repúdio, em um sistema democrático, como o que estamos construindo os mexicanos, a abstenção ou anulação do voto podem significar uma verdadeira irresponsabilidade”, advertiu o editorial.

“Desde la Fe” acrescentou que os bispos “estão empenhados em recordar aos cidadãos que em uma democracia são os votos os que contam para escolher aos legisladores e os governantes”.

Do mesmo modo, reafirmou o direito das associações religiosas a expressarem livremente seus princípios doutrinais e valores morais. “A Igreja não só tem o direito a expressar seus princípios, mas também de pedir aos seus fiéis que sejam congruentes com estes, em sua consciência e em seus compromissos públicos e políticos”, indicou.