Organizadores da Romaria do Rocio na localidade barcelonesa de Montcada i Reixac, esperam a participação de aproximadamente 600 mil pessoas de toda a Catalunha durante os quatro dias que dura esta popular festa mariana.

A romaria da Virgem do Rocio, uma devoção de origem e tradição andaluza, foi criada em Barcelona há 33 anos graças à iniciativa de muitos fiéis de Andaluzia residentes na Catalunha que, não podendo ir ao Rocio em Almonte (Huelva), decidiram prestar homenagem à Mãe de Deus nesta cidade.

A Virgem, conhecida também como a “Blanca Paloma”, vem sendo acompanhada e venerada por milhares de devotos em toda a Catalunha, principalmente de Barcelona, assim como de Madri, Valência e sul da França.

Cavalos, carros, casas andaluzas, mulheres vestidas de faralaes e homens com trajes campeiros inundam desde a sexta-feira chácara de Mas Duran, recriando o ambiente da original Romaria rociera celebrada em Huelva.

Membros do comitê organizador disseram que neste ano participam da romaria mais de 20 irmandades e mais de uma centena de entidades rocieras, a maioria das quais chegam a Montcada após peregrinar a pé ou a cavalo e carros desde lugares vizinhos.

Informaram também que as atividades realizadas nesta oportunidade como a apresentação dos “sem-pecados” perante a Virgem ou a Missa de Romeiros. O ato mais emotivo e multitudinário de toda a festa, foi a oração do rosário da aurora durante duas horas.