O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Ubaldo Santana, assinalou que o projeto político do Presidente venezuelano Hugo Chávez provocou “uma crescente polarização política, aumentou a violência, a insegurança e o ódio, pondo em sério risco a convivência democrática”.

O Prelado fez esta declaração durante o discurso que pronunciou durante o encontro com o Papa Bento XVI com motivo da visita “ad limina”.
Conforme informou a imprensa, o também Arcebispo d3 Maracaibo, assinalou que “como é sabido, na Venezuela se impôs há uma década um novo projeto político que leva por nome de socialismo do século XXI, de aspecto revolucionário, que introduziu profundas modificações em todas as dimensões da vida do país”, com enormes ganhos provenientes do petróleo”.

O Prelado assinalou que este projeto causou “crescentes polarizações econômicas, sociais e culturais” no país. “Esta confrontação, que se resolveu através de numerosos eventos eleitorais, provocou uma crescente polarização política, aumentou a violência, a insegurança e o ódio, pondo em sério risco a convivência democrática”, advertiu.

D. Santana recordou que ante esta situação e as “não poucas incompreensões e ataques” por parte dos governantes, a CEV emitiu várias mensagens chamando à paz e a reconciliação entre venezuelanos.
“recordamos tanto aos governantes como aos governados os princípios fundamentais da Doutrina Social da Igreja, defendemos os mais pobres e buscamos sempre o bem comum e a convivência democrática. Não procuramos nem prebendas, nem privilégios”, expressou.