Ao receber ao reitor, sacerdotes e seminaristas do Seminário pontifício francês, o Papa Bento XVI afirmou que "a tarefa de formar sacerdotes é uma missão delicada” e destacou que “as aptidões exigidas aos futuros presbíteros são muitas: maturidade humana, qualidades espirituais, zelo apostólico, rigor intelectual”.

Depois de mais de 150 anos confiado à Congregação do Espírito Santo, o Seminário passará a depender da Conferência dos Bispos da França. O Papa agradeceu a Deus "pelo trabalho realizado nesta instituição -fundada em 1853-, na qual se prepararam para sua futura vocação aproximadamente 5.000 seminaristas".

"Quem recebe o cargo de discernimento e de formação deve recordar que a esperança que tem em outros é em primeiro lugar um dever para ele mesmo", explicou.

Bento XVI recordou em seguida que "o passo de mando coincide com o início do Ano Sacerdotal", que se inaugura o próximo 19 de junho. "trata-se de uma graça para a nova equipe de sacerdotes formadores, constituído pela Conferência dos Bispos da França".

Ao final de seu discurso, o Papa manifestou o desejo de que "durante o período transcorrido em Roma, os seminaristas se familiarizem com a história da Igreja, descubram a dimensão de seu catolicidade e sua unidade viva em torno do sucessor do Pedro, e que se mantenha sempre fixo em seu coração de pastores o amor à Igreja".