O Pe. Mario Rodríguez, Diretor das Obras Missionárias Pontifícias no Paquistão, informou que uma delegação de cristãos paquistaneses visitarão os principais santuários europeus para pedir pela paz neste país asiático.

Em declarações à agência Fides, indicou que a delegação formada por sacerdotes, religiosos e leigos, irá a Roma, Veneza, Pádua, Assis, Lourdes e Fátima. “Durante a peregrinação teremos em nossa mente e em nosso coração a população de Swat e Malanakd, que estão sofrendo por causa da violência. Encomendaremos o país à oração do Santo Padre e ao visitar os Santuários Marianos nossa oração será pelos milhões de refugiados que hoje sofrem no Paquistão”, assinalou.

Fides informou que, além das contínuas lutas entre talibãs e o Governo, ocorrem episódios de discriminação e violência contra as minorias não muçulmanas em áreas da Província da Fronteira de Noroeste.

“Em uma zona de limite com o Afeganistão se impôs às comunidades cristãs sikh e hindu o pagamento da jazia, imposto islâmico reservado aos não muçulmanos. A imposição, completamente arbitrária, foi decidida pelos líderes muçulmanos locais, em aberta violação do sistema legal estatal paquistanês, que não a prevê”, denunciou Fides.