O Papa Bento XVI recebeu hoje aos bispos da Conferência Episcopal Venezuelana ao final de sua visita "ad limina", cumprimentou seu empenho por iluminar a situação de seu país  e os alentou a enfrentar as abundantes provocações pastorais em um contexto marcado pela crise mundial.

Em seu discurso, o Santo Padre destacou o empenho dos bispos “por irradiar a luz do Evangelho sobre os acontecimentos de maior relevância que afetam o seu país, sem outros interesses que a difusão dos mais genuínos valores cristãos, com vistas também a favorecer a busca do bem comum, a convivência harmônica e a estabilidade social".

Neste sentido, falou da necessidade de "um laicado amadurecido, que dê testemunho fiel de sua fé e sinta o gozo de sua pertença ao Corpo de Cristo, ao qual deve oferecer-se, entre outras coisas, um adequado conhecimento da doutrina social da Igreja”.

O Papa explicou que "as provocações que devem confrontar em seu trabalho pastoral são cada vez mais abundantes e difíceis, vendo-se ademais nos últimos tempos incrementados por uma grave crise econômica mundial. Entretanto, o momento atual oferece também numerosos e verdadeiros motivos de esperança" porque "assim como fez com os discípulos de Emaús o Senhor ressuscitado caminha também ao nosso lado infundindo-nos seu espírito de amor e fortaleza, para que possamos abrir nossos corações a um futuro de esperança e de vida eterna".

O Santo Padre recordou aos bispos que têm diante de si "uma apaixonante tarefa de evangelização" e que tinham iniciado a Missão para a Venezuela em linha com a Missão Continental promovida pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida. "Animo-lhes, portanto a incrementar as iniciativas para dar a conhecer em toda sua integridade e formosura a figura e a mensagem de Jesus Cristo. Para isso, além de uma boa formação doutrinal de todo o Povo de Deus, é importante fomentar uma profunda vida de fé e oração", indicou.

Do mesmo modo, sublinhou "a necessidade da vida espiritual dos Bispos", porque "configurados plenamente com Cristo Cabeça pelo sacramento da Ordem, são em certo modo para a Igreja a eles confiada um sinal visível do Senhor Jesus". Daí que devem mostrar a todos "a importância capital da fé, assim como a necessidade de pôr em primeiro lugar a vocação à santidade".

"Para levar a cabo uma frutífera ação pastoral é indispensável a estreita comunhão afetiva e efetiva entre os Pastores do Povo de Deus", observou o Papa. "Esta unidade, que hoje e sempre se deve promover e expressar de maneira visível, será fonte de consolo e de eficácia apostólica no ministério que lhes confiou". “Neste âmbito, o Santo Padre convidou aos prelados a “prestarem uma atenção especial” a seus sacerdotes” e a "redobrar os esforços para impulsionar o zelo pastoral entre os presbíteros, de modo particular durante este próximo ano sacerdotal que quis declarar", adicionou.

Ao final, referiu-se aos “que passam necessidade. Sigam fomentando as múltiplas iniciativas de caridade da Igreja na Venezuela, de modo que nossos irmãos mais indigentes possam experimentar a presença entre eles daquele que deu sua vida na Cruz por todos os homens".