O Escritório Jurídico do Arcebispado de Santa Cruz de la Sierra, assinalou que o Arcebispo local, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, não foi chamado por instância judicial alguma para declarar sobre o atentado perpetrado contra sua moradia em abril passado, tal como tinham afirmado alguns meios locais.

“A quase dois meses do atentado à Igreja Católica perpetrado no imóvel de propriedade da Arquidiocese da Santa Cruz, domicílio do Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo da mesma e Presidente da Conferência Episcopal Boliviana, informamos que até a data não se recebeu citação alguma da instância judicial encarregada de esclarecer o caso”, assinala um comunicado oficial.  

O texto precisa que o Cardeal “tem a disposição de responder ao que se requeira e, em consideração a sua delicada saúde, sua investidura e dignidade Cardinalícia, ele o faria por escrito, em estrito cumprimento ao estado de direito vigente no país”.

Do mesmo modo, o documento recorda que no momento do atentado o Cardeal não se encontrava em seu domicílio, pois “como todos os anos, celebrou a Eucaristia do Domingo de Páscoa em sua terra natal”.