17 jovens levaram esta semana a Cruz da Jornada Mundial da Juventude à zona dos Abruzos na Itália, para levar consolo aos sobreviventes do sismo que sacudiu o lugar no último 6 de abril.

Segundo um comunicado do Conselho Pontifício para os Laicos difundido pela agência vaticano Fides, a Cruz visitou a Casa do Estudante do L’Aquila ; a praça da Catedral; a escola de Guarda de Financia, onde o Arcebispo de L’Aquila, Dom Giuseppe Molinari, outorgou o sacramento da Confirmação a 150 jovens; também no Santuário de São Gabriel da Dolorosa, na Isola do Grande Sasso.
Ao redor de 3 mil e 500 pessoas se somaram à peregrinação da Cruz e receberam “como presente uma pequena cruz de madeira, cópia da original”.

O Padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovens do Pontifício Conselho para os Leigos, assinalou que a Cruz suscitou “alegria nos rostos de muitas pessoas” e recordou “a emoção de Dom Molinari ao ver entrar a Cruz levada pelos novos confirmados, a comoção do pároco que pôde tocar essa Cruz, o ato de confiança da mulher que perdeu no sismo a sua filha e netas”; entre outros.

Por sua parte, o responsável pelo serviço para a pastoral juvenil da diocese de L’Aquila, Dino Ingrao, afirmou que “a Cruz levou ânimo e esperança para o futuro, para confrontar a reconstrução sem temores e sobre tudo para pedir ao Senhor a força para reconstruir moralmente nossas comunidades”.