O Papa Bento XVI recordou a urgência de pôr em prática de maneira completa a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das crianças, no vigésimo aniversário da ratificação deste documento.

O Santo Pai enviou uma mensagem, assinada pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Escritório Internacional Católico da Infância com motivo da "chamada mundial a uma nova mobilização pela infância", realizado no palácio de Nações Unidas de Genebra.
"Vinte anos depois da ratificação (da Convenção da ONU sobre os direitos da criança) é urgente pô-la em prática de maneira completa". Essa aplicação é ainda mais necessária "perante os novos desafios (do mundo atual)", lê-se na mensagem, lida ontem pelo Arcebispo Silvano Tomasi, observador da Santa Sé em Genebra.

O Santo Padre sublinhou o "respeito da dignidade inviolável e dos direitos dos meninos, no reconhecimento da missão educativa fundamental da família e na necessidade de que a criança viva em um ambiente social estável que favoreça seu desenvolvimento físico, cultural e moral".
Finalmente, alenta as organizações católicas a que, como tantas outras ONGs, "sigam trabalhando generosamente pela correta posta em prática da Convenção e a construção de um futuro de esperança, segurança e felicidade para os meninos de nosso mundo".