Em declarações a um jornal italiano, o ex-porta-voz vaticano Joaquín Navarro Valls, descartou que o processo de beatificação do Papa João Paulo II se deteve e explicou que os dois passos mais importantes poderiam dar-se este mesmo ano.

O jornal "Il Sole 24 Ore" reproduziu umas declarações de quem por 22 anos foi diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé nas quais aborda os informes de imprensa sobre a correspondência epistolar que João Paulo II manteve durante anos com sua amiga polonesa Wanda Poltawska.

Navarro Valls assinalou que estas cartas agora conhecidas devem ser estudadas pela Congregação para a Causa dos Santos, mas este material não paralisa o processo, pois só constituem textos suplementares.

O ex-porta-voz considerou que os dois "passos chave" para a beatificação, como são o decreto sobre as virtudes heróicas reconhecidas pelos cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos e a aprovação do milagre atribuído à sua intercessão, poderiam ser aprovados este ano.

"A partir desse momento, o Papa pode decidir a data de proclamação da beatificação, embora possa fazê-lo em qualquer momento", explicou.