O Pe. Nizar Semaan, sacerdote siríaco de Mosul, assinalou que os cristãos no Iraque não perdem a fé “apesar de tudo” e estão reestruturando as “Igrejas e edifícios sagrados” destruídos em recentes atentados.

Em declarações à agência Fides, o sacerdote indicou que os cristãos que ficam no Iraque se encomendam diariamente “ao amparo da Providência” enquanto oram “pela paz no Iraque e a reconciliação nacional”. Além disso, assinalou que os iraquianos que emigraram do país os ajudam com recursos.

Ao relatar à situação em Mosul, ao norte do Iraque, o Pe. Semaan disse que “foi uma semana dramática e muito difícil para toda a população” pois em “questão de 24 horas, os rebeldes conseguiram o controle” de boa parte da cidade.

O sacerdote disse que enquanto alguns policiais resistiam aos assaltos a quartéis e chefias, muitos outros fugiram deixando suas armas nas mãos dos atacantes. Isto foi “severamente criticado pelo prefeito da cidade” e propiciou a retirada do chefe da polícia de Mosul.

O Pe. Semaan informou à Fides que membros da Guarda Nacional, formada principalmente por curdos, chegaram para “retomar o controle da cidade”. Entretanto, indicou que os habitantes árabes “estão preocupados” com esta presença.

Sobre a situação em Karakosh, a aldeia na qual habita o sacerdote, o Pe. Semaan assinalou que a população se organizou em uma espécie de tropa civil” para “impedir infiltrações terroristas”. Karakosh está habitada por 25 mil pessoas, todas cristãs.