Mais de quarenta entidades cívicas se uniram na convocatória de uma grande manifestação a favor do direito a viver, a favor da mulher grávida e contra a iniciativa do Governo de uma lei do aborto livre. Os manifestantes vão encher as ruas de Madrid no próximo 17 de outubro.

Ao apresentar o evento à imprensa, a porta-voz da entidade “Direito a Viver”, Gádor Jóia, anunciou que DAV "se esforçará para que a maré vermelha pela vida seja vista e se escute com mais força e que o Governo desista do projeto abortista mais violento e radical da Europa".

"Nossos quase 100.000 voluntários vão dar tudo para que a manifestação de outubro seja outro êxito da sociedade independente e livre frente à imposição e o abuso dos governantes", adicionou.

Por sua parte, o presidente de HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, garantiu "a experiência e a inovação do HO na organização de uma sociedade cada dia mais alerta e exigente com a qualidade da democracia".

"Nossa contribuição consistirá, fundamentalmente, em mobilizar a nossa rede de cidadãos ativos, a maior e a primeira em organizar-se exclusivamente desde a Web 2.0, para trabalhar a partir de agora e até o mês de outubro pelo objetivo de conseguir a maior mobilização cívica jamais vista em nosso país", disse Arsuaga.

Esta será a segunda grande mobilização contra o aborto, depois da Marcha pela Vida do passado 29 de março, quando meio milhões de pessoas  evidenciaram o rechaço cívico à reforma  nas ruas de Madrid, unidos aos milhares de cidadãos que secundaram a convocatória em 87 pontos de toda a Espanha e na Ibero América.