O Secretário Geral da associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Pierre-Marie Morel, informou que em 2008 a organização arrecadou 82 milhões de euros nos 17 países nos que está presente, o que lhe permitiu manter alto o nível de ajudas apesar da crise econômica mundial.

Em declarações à imprensa, o Secretário Geral do AIN assinalou que de acordo à Relação Anual da organização, o ano passado esteve caracterizado pelo apoio à construção religiosa (27,5 por cento), formação religiosa (13,7 por cento), catequese (9,5 por cento), e o apostolado através dos meios de comunicação (7,7 por cento).

Segundo a Rádio Vaticano, o relatório assinala que “se sustentaram nos estudos a 14.739 seminaristas, sobre tudo na Europa Oriental e na América Latina, enquanto que nos países onde os católicos são uma pequena minoria, as comunidades religiosas femininas foram ajudadas de maneira particular por seu indispensável sustento na pastoral”.

Também se destaca o apoio à Igreja em Terra Santa, os projetos ecumênicos na Rússia, e o aumento da ajuda aos cristãos do Iraque, Paquistão e Nigéria. Também se apoiou às Iglesias na Oceania, no Papua Nova Guinea, Ilhas Salomón e Kiribati.

Finalmente, indicou que se manteve a difusão da Bíblia da criança “Deus fala com seus filhos", iniciada e sustentada sem interrupção desde 1979, com cópias em árabe, numerosas línguas africanas e algumas línguas asiáticas.