Os diferentes movimentos e associações católicas da Espanha programaram uma série de atividades como preparação à renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus que se realizará no domingo 21 de junho na Esplanada da Colina dos Anjos (Madrid).

Conforme assinala a agência vaticana Fides, “várias associações, movimentos e instituições vinculadas à devoção ao Coração de Jesus, junto com os responsáveis de Colina dos Anjos e as dioceses de Madrid, organizaram e promoveram uma semana de reflexão e oração sobre a espiritualidade do Coração de Jesus”, que se levará a cabo entre o 15 ao 21 de junho.

“Na sexta-feira 19, festa do Sagrado Coração do Jesus, serão celebradas doze missas, virtualmente uma a cada hora a partir das 7 da manhã até às 20:30 da noite”, adiciona.

De igual maneira, nas sábado 20 e “na madrugada do domingo21 se celebrará na Basílica do Santuário uma Vigília de Oração com milhares de jovens de toda a Espanha, organizada pelo movimento Jovem pelo Reino de Cristo, com o apoio do Departamento de Juventude da Conferência Episcopal”.

“Durante a vigília as Delegações de Juventude da Província Eclesiástica de Madrid, renovarão a consagração dos jovens madrilenhos que se realizou nesse mesmo lugar em 6 de junho del2008 na Clausura da Missão Jovem(2006-2008)”, adiciona.

Finalmente, “no domingo 21, às 10 da manhã, terá lugar a Solene Missa Pontifical, presidida pelo Card. Antonio María Rouco Varela, e concelebrada por vários bispos e numerosos sacerdotes. Durante a Missa se renovará a Consagração ao Sagrado Coração do Jesus, além da oração do Jubileu de São Pablo e a Proclamação do Ano Sacerdotal”, acrescenta.

Em 30 de maio de 1919 ante o monumento situado no centro geográfico da Espanha, na Colina dos Anjos, o rei Alfonso XIII consagrou Espanha ao Sagrado Coração de Jesus. Na consagração se reconhecia a Jesus como “Rei dos Reis, fonte de todo poder e fundamento de todas as leis justas, e expressava publicamente o desejo de que Ele reinasse nas salas-de-aula das ciências e das letras, e em nossas leis e instituições pátrias”.