O Arcebispo de Valência, Dom Carlos OsoroSierra, enclausurou o II Encontro das famílias imigrantes com a Mare do Déu dels Desamparats(Virgem dos desamparados)  e recordou que o Espírito ajuda a superar todas as “barreiras, distâncias e divisões”. “O Espírito Santo elimina barreiras, distâncias e divisões, as que existem entre países ricos e pobres, entre raças, línguas e culturas, faz-nos cidadãos com os mesmos direitos e obrigações, revela-nos que somos filhos de Deus e irmãos”, acrescentou.

Do mesmo modo, Mons. Osoro expressou seu desejo de que “o desenvolvimento que tantas famílias de outros países devem buscar em Valência seja integral, que inclua todas as dimensões da pessoa, e que assim lhes proporcione onde cheguem”.

O Prelado recordou aos fiéis “a Igreja expressa ante todos os homens que tem um só modo de entender a vida, que é ter um mesmo espírito, o mesmo que une a todos os povos e homens"; de tal maneira que essa mesma unidade no Espírito “é a que nos dá a capacidade para entende-nos e desenvolver atos como o destes dias, com pessoas vindas de lugares muito diversos”.

O II Encontro de famílias imigrantes com a Virgem dos desamparados foi organizado pelo Cáritas Diocesana de Valência, o Conselho de Imigração e Cidadania e a Universidade Católica de Valência, São Vicente Mártir. A Missa se iniciou com uma procissão, em que imigrantes com bandeiras de seus países recorreram o corredor central da Igreja.