A Fundação Path to Peace concederá este 9 de junho de maneira póstuma o galardão do mesmo nome ao Dom Paulos Faraj Rahho, Arcebispo de Mosul, Iraque, seqüestrado e assassinado faz um ano.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo Celestino Migliore, Observador Permanente da Santa Sede ante as Nações Unidas e presidente da Fundação Path to Peace, uma agência que desenvolve projeto para apoiar o trabalho da Missão da Santa Sede ante as Nações Unidas.

D. Paulos Faraj Rahho nasceu em Mosul, Iraque, em 1942. Passou quase toda sua vida na cidade de Mosul, onde radica uma das mais antigas populações cristãs. Depois de sua ordenação sacerdotal, trabalhou na igreja São Isaías e logo na igreja do Sagrado Coração em Tel Keppel. Também abriu um orfanato para crianças deficientes.

Em fevereiro de 2001, foi ordenado Arcebispo esquento de Mosul, com 20 mil católicos em dez paróquias. Os católicos caldeus compreendem uma pequena menoria da população iraquiana mas constituem o grupo mais numeroso entre os menos de um milhão de cristãos no país.

A fundação recordou que D. Rahho expressou sua preocupação pelas iniciativas para incorporar a lei islâmica na constituição iraquiana, e enfrentou situações difíceis ao longo de sua vida.

Sempre animou a comunidade cristã a permanecer no Iraque apesar das penúrias depois do início da guerra.

Em 29 de fevereiro de 2008, homens armados seqüestraram o Arcebispo logo que presidisse um serviço de oração. Depois de duas semanas de busca, os captores informaram que o Arcebispo tinha morrido e indicaram onde encontrar seu corpo. No seqüestro também foram assassinados seu chofer e guarda-costas.

“É no contexto do debate sobre o diálogo intercultural e inter-religioso que tem lugar nas Nações Unidas, que a Fundação Path to Peace deseja reconhecer este precioso testemunho a favor da urgência de respeitar e promover em todo mundo o direito fundamental à liberdade religiosa”, indicou a fundação.