Os mais proeminentes líderes pró-vida do país repudiaram o assassinato do George Tiller, um médico que fez uma fortuna provendo todo tipo de abortos, incluindo por parto parcial. Tiller foi assassinado a tiros por um desconhecido na manhã do domingo em uma Igreja luterana de Wichita, Kansas.
 
Troy Newman, presidente da Operação Resgate Kansas esclareceu que sua organização "trabalhou durante anos através de meios pacíficos, meios legais, e através dos canais adequados para levá-lo ante a justiça. Denunciamos o covarde ato que teve lugar. Oramos pela família do Sr. Tiller para que encontre o consolo que só se pode encontrar em Jesus Cristo”.

Por sua parte, o Padre Frank Pavone, diretor nacional da organização Sacerdotes pela Vida (Priests for Life) , expressou sua tristeza pelo assassinato de Tiller e pediu não tirar conclusões antes de que as investigações revelem quem o assassinou.

"Independentemente dos motivos", sublinhou Pavone, "nós os sacerdotes pela vida seguiremos insistindo em uma cultura em que a violência nunca seja vista como a solução a um problema. Toda a vida tem que ser protegida, sem ter em conta a idade, opiniões ou ações".

O Presidente do Population Research Institute (PRI), Steven Mosher, expressou publicamente suas condolências e condenou o assassinato do Tiller, de 67 anos de idade.

“Como membros do movimento pró-vida”, disse Mosher, “estamos contra o assassinato em todas suas formas e acreditamos firmemente que toda vida deve ser protegida. O assassinato do Sr. Tiller especialmente em uma casa de recolhimento e oração, viola o princípio fundamental de nosso movimento de que toda vida humana é sagrada”

“Oferecemos-lhe nossas condolências à Família Tiller e rezamos para que sua alma descanse em paz”, adicionou.

Tiller começou a prestar serviços de aborto em 1973 e durante os anos ‘80s se converteu em um dos mais proeminentes promotores dos abortos tardios.