A III Semana pela Caridade, que se celebrará do 11 aos 17 de junho, contará este ano como novidades com a entrega dos 'Corações Cáritas', assim como diversas atividades na rua, especialmente dirigidas às crianças, que terão lugar em Murcia e Cartagena, conforme informou hoje, em roda de imprensa, o diretor da Cáritas na Região, José Luis Leante.

Neste sentido, recordou que esta Semana pela Caridade, que organiza Cáritas, realiza-se entorno à festividade do Corpus Christi e que este ano se celebrará sob o lema 'Trabalhamos pela Justiça. Voluntário por Amor'.

Os atos se iniciarão na quinta-feira, 11 de junho, dia no qual se colocarão mesas petitórias e informativas em distintos pontos da Região de Murcia, a partir das 10.00 horas. Pela tarde, às 20.00 horas, celebrar-se-á uma Missa na Catedral.

O dia seguinte terá lugar a entrega dos galardões 'Corações Cáritas 2009', no salão de atos da Cajamurcia, e com os quais quer premiar seis pessoas e instituições que sobressaíram no âmbito de atuação que esta organização da Igreja católica.

No sábado, 13 de junho, se desenvolverá a atividade 'Conheça Cáritas', pensada para crianças, nas praças do São Domingo e Cardeal Belluga, assim como nos jardins de La Seda e Floridablanca, em Murcia; também na Praça Juan XXIII da Cartagena. No domingo, 14 de junho, celebrar-se-á em toda a diocese o Corpus Christi com a tradicional procissão do Santíssimo.

Do mesmo modo, para em 15 de junho está prevista a mesa redonda 'Ser voluntário hoje', no qual participarão, junto ao próprio Leante, o secretário geral da Cáritas, Antonio Sánchez; o diretor geral de Imigração e Voluntariado, Leopoldo Navarro; o voluntário da Cruz Vermelha, Gregorio Nuñoz; e o voluntário 'Coração Cáritas 2009', Salvador Sánchez Paños.

Por sua parte, as Irmãs Carmelitas da Cartagena acolherão, no 16 de junho, a conferência 'A mensagem de Paulo ao Voluntariado do Cáritas', a cargo do Bispo de Barbastro-Monzón e delegado da Conferência Episcopal para a Cáritas, Alfonso Milián Sorribas.

A III Semana da Caridade se fechará, no dia 17 de junho, com a conferência 'Provocações e propostas para a ação de Cáritas agora', que oferecerá Sebastián Mora Rosa, do departamento de Ação Social do Cáritas Espanhola, no salão de atos de Cajamurcia, na Grande Via de Murcia.

O objetivo desta Semana da Caridade é crescer em voluntários, em profissionais contratados, no Cáritas Paroquiais e em centros de ação social. No ano passado, Cáritas realizou na Região 180.000 intervenções, o que supõe um aumento de 55 por cento com respeito a 2007. E é que, segundo o diretor desta organização, "2008 foi um ano difícil porque se sofreu a crise de uma forma tremenda".