A Cáritas-Japão lançou a campanha “Contribuições de emergência para salvar vidas” para que dioceses, paróquias, associações e fiéis contribuam com um fundo de solidariedade destinado a ajudar no sustento das famílias desocupadas.

Conforme informou a agência vaticano Fides, a Comissão Episcopal para os Assuntos Sociais fez um chamado de emergência titulado “Salvar vidas”, no qual analisa o crescente desemprego e suas conseqüências negativas em toda a sociedade japonesa.

Fides informou que o fundo, que já conseguiu reunir 3,2 milhões de Yens, é usado para apoiar as famílias em seus gastos cotidianos e para gastos extraordinários (como remédios). Muitos recorrem ao fundo de solidariedade quando lhes vence o cheque de desocupação que, durante um período, constitui um apoio para as famílias em dificuldade.

Cáritas também organizou um escritório que se ocupa de conseguir empregos e de procurar oportunidades de trabalho, juntando pedidos e ofertas de trabalho, levando a cabo uma obra de mediação e, em alguns casos, de garantia.

Segundo cálculos oficiais, o número dos desempregados subiu de 670 mil a 3,3 milhões.