O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval, assegurou que o sacerdócio é um privilégio e “um ofício de amor” que exige a quem o exerce fazer um exame de consciência sobre seu próprio caminho.

Ao celebrar bodas de prata e de ouro sacerdotais de vários presbíteros de sua jurisdição, o Cardeal Sandoval recordou que o sacerdócio “nasceu no Cenáculo, quando Cristo se reuniu com seus escolhidos, aí o Senhor celebrou o Sacramento do seu Sacrifício, na véspera de sua morte. Aí lhes disse: ‘Façam isto em memória de mim’”.

O Cardeal pediu aos sacerdotes a manifestar sua gratidão a Deus por haver-lhes eleito, fazendo um exame do caminho andado durante seu ministério; explicou que o sacerdócio “é um ofício de amor”, pois o amor do Jesus para seus discípulos ficou manifestado ao dizer-lhes: “Como o Pai me amou, assim eu os amei. Permaneçam em mim. Nós fomos escolhidos por amor para nos fazer partícipes do Mistério da Salvação. Jesus disse aos seus apóstolos: ‘vocês não me escolheram, eu os escolhi’”.

“O sacerdócio é um privilégio. Deve-se agradecer pelo amor de Deus. Quem se esconde do amor de Deus, é quem se afasta, e não Deus. Por isso devemos agradecer que o amor nos cura das quedas e das feridas do pecado”, indicou.

O purpurado também recordou que através da oração Cristo permanece com cada sacerdote e estes não devem esquecer que o Espírito Santo os consagrou e os converteu em ministros.