O Instituto de Política Familiar (IPF) recordou aos candidatos que no próximo 7 de junho procurarão um lugar no Parlamento Europeu, que a família é "a disciplina pendente" na Europa e Espanha.

O presidente do IPF, Eduardo Hertfelder, recordou que a Espanha segue a mesma tendência que a Europa onde só a imigração amorteceu a baixa do número de matrimônios.

Atualmente, "na Espanha se realizam 16.836 matrimônios anuais a menos que em 1990. Mas esta cifra se elevou a 42.500 matrimônios menos se não fosse pela inserção dos matrimônios internacionais", informou o Instituto.

"A queda do número de matrimônios tanto na Espanha como no resto da Europa está sendo dramático", afirmou Hertfelder. "que cada vez menos gente se casa na Europa é uma triste realidade. É claramente significativo que, a pesar do aumento da população na Europa em mais de 25 milhões de pessoas no período 1990-2007, o número de matrimônios, no entanto, descendeu em mais de 570.000 matrimônios anuais neste intervalo".

Para isto Hertfelder é conseqüência da escassa sensibilidade existente nas distintas administrações nacionais pelos temas da família e que, além disso, é muito mais preocupante na Espanha.

Do mesmo modo, recordou que "urge um Pacto Europeu pela Família que reconheça e impulsione os direitos da família em todos os âmbitos, apoiando, protegendo e promovendo de maneira efetiva à família e seus componentes e removendo os obstáculos que o impedem".