O jornal L’Osservatore Romano elogiou o jogo limpo da equipe de futebol Barcelona FC na partida que ganhou ontem pela final da Liga de Campeões ante o Manchester United, celebrada no Estádio Olímpico de Roma.

Em um artigo titulado “Il cálcio, finalmente” (O futebol, finalmente), o jornal elogiou o comportamento do técnico ganhador Pep Guardiola, os jogadores e a torcida ante “um ambiente (o do futebol) muitas vezes castigado por polêmicas exasperadas e criminais violências”.

L’OR destacou “a técnica e a imaginação” da equipe espanhola e teve um reconhecimento especial para a Guardiola, que “em sua primeira experiência ganhou a Liga, a Taça do Rei e o máximo troféu continental”.

"Dele (Guardiola) podia-se ter esperado declarações eufóricas de satisfação. Pelo contrário, suas primeiras palavras foram uma inesperada dedicação a Paolo Maldini, o capitão do Milan e sobre tudo grande e impecável jogador que se retira do futebol depois de 25 anos de vitórias e que viu sua festa de despedida arruinada por quatro fanáticos", assinalou o jornal em alusão aos cartazes com lemas ofensivos que alguns caluniadores do jogador exibiram em seu partido de adeus.

O L’OR também prezou o comportamento do treinador do Manchester, Alex Ferguson, quem deu uma lição de "fair play”, ao reconhecer a superioridade de seu oponente.