Alberto Cutié, conhecido como o Padre Alberto, abandonou a Igreja Católica e esta tarde oficializaria seu ingresso à igreja episcopaliana, que forma parte da comunhão anglicana, conforme informou em um comunicado publicado em sua Página Web.

No comunicado, Cutié sustenta que não quer machucar a ninguém nem pretende “manchar o compromisso de tantos irmãos sacerdotes que vivem a plenitude seu compromisso celibatário e são fiéis a essa promessa”.

O polêmico personagem pediu respeito para com a sua privacidade e que os meios de comunicação já não procurem lucrar com seu caso.

Segundo a imprensa local, esta tarde Cutié formalizará seu ingresso à igreja episcopaliana em uma cerimônia privada na denominada Catedral Trinity, sede dos episcopalianos no centro de Miami. Logo, está previsto que ofereça uma conferência de imprensa.

Faz umas semanas, Cutié foi afastado da paróquia que dirigia em Miami quando uma revista publicou fotografias que revelavam que o então sacerdote sustentava uma relação amorosa com uma mulher.

No comunicado, Cutié assegura que sempre amará à Igreja e sustenta que decidiu unir-se aos episcopalianos por suas similitudes com a fé católica. Entretanto, existem profundas diferenças entre católicos e episcopalianos.

Os episcopalianos não acreditam na infalibilidade do Papa nem na transubstanciação do pão e o vinho na Eucaristia; não acreditam nos dogmas da Imaculada Concepção e Assunção da Virgem; o celibato sacerdotal é opcional; consentem a ordenação de mulheres ao sacerdócio e ao episcopado; além disso seus líderes são designados por assembléias de paroquianos.