Os 12 bispos do estado do México difundiram um documento ante as próximas eleições municipais e legislativas no qual pedem aos votantes ir às urnas informados sobre as propostas dos candidatos para que possam escolher aos personagens mais idôneos.

No documento, os bispos pedem que a democracia no México tenha como "valor fundamental" a dignidade do ser humano.

Ante os diversos problemas que sacodem ao país, os bispos recordam que "a política é uma das atividades mais nobres no serviço de outros já que expressa de modo concreto o compromisso efetivo pelo bem de toda a comunidade" e por isso "a Igreja elogia e estima o trabalho daqueles que, ao serviço do homem se consagram ao bem da coisa pública e aceitam o peso das correspondentes responsabilidades".

Entretanto, questionam por que "sendo tão nobre a política e tão sublime a vocação dos políticos", existem tantas queixa sobre a ação dos políticos. "Talvez porque nós temos a culpa, porque não soubemos escolher com responsabilidade os nossos governantes ou o que é pior com nossa indiferença ou abstenção no exercício de nosso voto permitimos que chegassem ao poder algumas pessoas que não foram idôneas, por isso exortamos e animamos a todos os cidadãos para que nas próximas eleições exerçam sua responsabilidade cívica emitindo seu voto, pelas pessoas mais capazes", indicam.

Do mesmo modo, sugerem aos votantes exercer corretamente seu direito ao voto conhecendo o ideário de cada partido político, informando sobre o programa de governo que o candidato se propõe realizar e avaliando a capacidade e prestígio moral de cada candidato.

No domingo 5 de julho se realizarão as eleições para Presidentes Municipais e Deputados Locais no Estado do México, assim como Deputados Federais em toda a República Mexicana.