O Papa Bento XVI visitará neste 21 de junho a localidade italiana de São Giovanni Rotondo e ali visitará a cripta em que está exposto o corpo de São Pio de Pietrelcina, aonde rezará e acenderá duas velas diante da urna do Pai Pio, como lembrança das visitas apostólicas dos dois últimos pontífices.

Assim informa um comunicado da Província Monástica dos Frades Menores Capuchinos no qual se precisa que o Santo Padre partirá de helicóptero às 08:00 a.m. (hora local) e aterrizará em São Giovanni Rotondo às 09:15 a.m., aonde será acolhido, entre outros, por Dom Umberto D'Ambrosio, Arcebispo eleito de Lecce e Administrador Apostólico da Diocese de Manfredonia-Vieste-São Giovanni Rotondo.

Seguidamente o Papa Bento XVI chegará ao Santuário de Santa Maria delle Grazie aonde realizará a adoração ao Santíssimo e visitará logo a cela onde faleceu o Padre Pio; logo descerá à cripta.

A seguir o Santo Padre presidirá a Eucaristia no altar da nova Igreja de São Pio. Na tarde, às 04:45 p.m., reunir-se-á com o pessoal de saúde e os doentes do hospital ''Casa Sollievo della Sofferenza'', e logo às 05:30 p.m. se encontrará com os sacerdotes, religiosos e jovens na Igreja de São Pio da Pietrelcina. Ao término da visita voltará para Roma em helicóptero.