A organização internacional católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) denunciou a covarde agressão de 25 desconhecidos que irromperam no Monastério da Santa María dos Anjos na Mwanza, Tanzânia, e golpearam brutalmente a cabeça e as costas da Irmã Mary Noel, uma das religiosas mais anciãs. AIN está colaborando com elas para aligeirar a situação.

Os agressores também golpearam a alguns trabalhadores do convento e a quatro anciãs a cargo das religiosas, depois do qual roubaram uma quantidade indeterminável de dinheiro e telefones celulares. Até o momento a polícia prendeu doze suspeitos.

Este grave incidente, no que os atacantes destruíram oito das portas do convento, fez que a abadessa, Irmã Mai Asumpta, solicitasse a colaboração da AIN que já respondeu ao seu pedido com 1.600 Euros para reparações. Em sua carta pedindo ajuda, a religiosa assinalou que "quando os atacantes vieram, Irmã Noel não estava assustada. Ela nos disse: 'Deus nos deu valor'".

Logo do ataque a Irmã Noel, explicava a abadessa, outras das religiosas "imploraram com todas suas forças a ajuda de Deus". Em outra missiva da abadessa para a AIN, Irmã Asumpta ressaltou que "seu apoio é um alento e é de muita ajuda, motivando nosso apostolado e serviço à Igreja, especialmente quando estamos passando estes dias difíceis".

Este incidente coincidia além com uma doação do AIN para as religiosas de mais de 5 mil euros para gerar um sistema que proporcionasse energia e que gerasse assim eletricidade para o convento.

As últimas informações das religiosas precisam que Irmã Noel está recuperando-se lentamente.