Mais de 30 mil pessoas participaram no domingo passado da peregrinação nacional pela família organizada pela Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB) que teve como ponto culminante o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Esta peregrinação que teve como lema "Família Discípula Missionária a Serviço da Vida", explica o Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral da Vida e a Família, Dom Orlando Brandes, teve como principal objetivo acrescentar a consciência sobre o valor e a centralidade da família frente à crise atual.

Na homilia da Missa com a qual concluiu a peregrinação, o Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB, Dom Lyrio Rocha, assinalou que "vamos a pedir à Mãe de Deus e nossa Mãe que estenda seu manto sobre as famílias brasileiras, sempre mais vulneráveis por causa das grandes dificuldades que necessitamos enfrentar em nossos dias".

A família, ressaltou, "é o lugar no qual se aprendem as virtudes, os valores, os critérios e atitudes que são necessários para uma autêntica convivência social". Esta importante instituição só pode formar-se a partir do matrimônio formado por um homem e uma mulher, "por isso não deve ser confundida com nenhum outro tipo de convivência", precisou em seguida.

Para fortalecer a família, explicou, "é necessário que se promova uma pastoral da família intensa e vigorosa" para isso se requer "multiplicar as associações familiares capazes de dialogar com as distintas instâncias do poder público".

Finalmente indicou que é necessário também que "o poder público se esforce decididamente a promover medidas que respeitem, valorem e protejam às famílias".