A Congregação para o Clero apresentou uma carta dirigida aos bispos do mundo na qual recorda que o Ano Sacerdotal, decretado pelo Papa Bento XVI para celebrar-se entre o 19 de junho de 2009 e em 19 de junho de 2010, é uma ocasião para "redescobrir a beleza e a importância do sacerdócio e dos ordenados" assim como para a promoção das vocações.

No texto assinado pelo Prefeito desta Congregação e o Secretário, o Cardeal brasileiro Claudio Hummes e Dom Mauro Piacenza, respectivamente, se convida a celebrar o Ano Sacerdotal, no 150 aniversário da morte do Patrono dos Párocos, São Juan María Vianney, em todas as dioceses, promovendo celebrações análogas às do Santo Padre em Roma, em toda as catedrais, santuários e Igrejas significativas de todas as dioceses com os sacerdotes e fiéis.

A carta assinala também que este Ano jubilar é uma ocasião para sensibilizar a "todo o povo santo de Deus: consagrados e as consagradas, as famílias cristãs, os que sofrem; e sobre tudo os jovens são tão sensíveis aos grandes ideais, vividos com autêntico arrojo e constante fidelidade".

Do mesmo modo, este Ano Sacerdotal será uma ocasião privilegiada "para uma aprofundamento teológico-espiritual e de uma missão pastoral, fecunda antes de mais nada para os mesmos sacerdotes, chamados a renovar a consciência da própria identidade, e em conseqüência, a revigorar a tensão missionária que surge da intimidade divina, do 'estar' com o Senhor. Fecundidade pastoral que se dilata em todo âmbito e pessoa da Igreja".

Depois de alentar ao uso dos meios de comunicação para anunciar este Ano Sacerdotal e suas diversas iniciativas, assim como a consultar o sítio Web da Congregação www.clerus.org, a carta insiste a não perder de vista que esta iniciativa de Bento XVI é um evento que "deve ser vivido sobre tudo como renovação interior no redescobrimento jubiloso da própria identidade, da fraternidade do próprio presbitério, da relação sacramental com o próprio bispo".
De modo particular, a missiva anima a "que se assegure a 'presença' de sacerdotes em todos os âmbitos da missão da Igreja, e que indo ao encontro de aqueles que, sendo batizados, não estão ainda suficientemente evangelizados".

O texto precisa ademais que entre as iniciativas deste Ano Sacerdotal estão a publicação de um Diretório para Confessores e Diretores Espirituais; assim como uma antologia de textos do Papa Bento XVI sobre alguns temas essenciais da vida e a missão sacerdotal na época atual.