O Arcebispo de Florença, Dom Giuseppe Betori, assinalou que o diálogo entre a fé e a razão é fundamental, especialmente em relação ao caso Galileu, com o qual se pode superar este "doloroso mal-entendido", no marco do Congresso Internacional "Galileu 2009" que reúne a conotados peritos para discutir este tema desde o ponto de vista, histórico, filosófico e teológico; entre o 27 e 29 de maio.

O Prelado assinalou que "com freqüência este 'doloroso mal-entendido' é interpretado erroneamente como 'o reflexo de uma oposição constitutiva entre ciência e fé'. Minha esperança é que é evento mostre o infundado desta opinião".

Dom Betori expressou também que "a celebração do ano internacional da astronomia e a memória da vida, obra e engenho de Galileu, favoreçam uma proposta criativa do fundamental diálogo entre a razão e a fé, na perspectiva de uma permanente e construtiva colaboração entre a Igreja e as instituições de investigação científica, desenvolvimento econômico e promoção social".

"A fé –precisou– não cresce com o rechaço da racionalidade, mas sim se for inserida em um horizonte de racionalidade mais amplo".

Seguidamente o Arcebispo explicou que "a mesma razão, sem fé, corre o risco de reduzir-se ao cálculo e exclusiva valorização de conflitos de interesses, com freqüência está cega frente aos interrogantes vitais, valores fundamentais e dramáticas situações humanas".

Por essa razão, prosseguiu, "o diálogo entre razão e fé deve continuar. A natureza extremamente complexa e, às vezes, inédita das problemáticas éticas, sociais e políticas que sofrem rápidos desenvolvimentos com as investigações científicas e das aplicações tecnológicas contemporâneas, no âmbito de um crescente processo de globalização e interdependência econômica, exigem de fato a liberdade interior e a boa vontade de parte de todos, crentes e não crentes".

Nesta perspectiva, concluiu o Arcebispo de Firenze no artigo publicado por L'Osservatore Romano, "a inauguração do congresso internacional na solene majestade da Basílica da Santa Cruz, aonde está a tumba de Galileu, na presença do Presidente da República, representantes de instituições aderentes e de numerosas autoridades culturais, políticas e religiosas, assume não só um alto valor cultural e simbólico, mas também indica que subsistem as condições para um construtivo compartilhar de responsabilidades, na consciência dos respectivos papéis e tarefas".