Ao recordar o 16º. aniversário do assassinato do Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo, cometido em 24 de maio de 1993, o Arcebispo de Guadalajara e sucessor do Cardeal, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, destacou que é necessário que " se esclareça a verdade. Não temos que retroceder no empenho de que a verdade seja sorte" sobre este caso.

Em um extenso relatório sobre este caso publicado no "Semanário" o dia de ontem, o órgão de formação e informação católica da Arquidiocese de Guadalajara, o Cardeal Sandoval assinalou que seu trabalho como sucessor e pedindo que se faça justiça no caso do assassinato do Cardeal Posadas não foi fácil e, sobre tudo, não sente o apoio da sociedade de Jalisco a respeito.

"Foi difícil porque enfrentei uma perseguição, por parte de quem participou no crime, às vezes aberta e outras oculta. De parte da Sociedade de Jalisco, encontrei um silêncio sepulcral; não sei se qualificá-lo como um silêncio cúmplice. Alguns jaliscienses falam, mas ante os meios; em público, procedem como se não aconteceu nada", precisa o Arcebispo.

Quanto à situação jurídica do caso Posadas, o Cardeal Sandoval afirma que se continua trabalhando: "segue-se procurando para cá e lá, exigindo que se esclareça, porque ao Governo não lhe interessa resolvê-lo, não sei se porque não querem meter-se em dificuldades, se tiverem compromissos políticos, ou o que for".

No relatório titulado "Caso Cardeal Posadas Ocampo: Uma história de impunidade", se precisa que aos 16 anos do assassinato do Cardeal "o caso segue aberto, e há esperanças de que resolva se as autoridades federais citam a declarar personagens chave que podem desembaraçar esta meada de cumplicidade e mentiras".

Depois de explicar que é necessário ter o testemunho completo de Alberto Galhardo Carvalhos, detento atualmente em um cárcere dos Estados Unidos, o artigo explica que "outra das figuras chaves na investigação deste caso é o Ex-presidente Carlos Salinas de Gortari".

O Lic. Fernando Guzmán, atual Secretário Geral de Governo do Jalisco, e um dos advogados comprometidos com este caso, assegura que "é fundamental o comparecimento do Ex-presidente Salinas; pediu-se uma ampliação em sua declaração, porque sendo ele a pessoa mais informada nesse momento no país, poderia contribuir com elementos fundamentais para o esclarecimento do caso".