Graças ao apoio da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIN), os bispos cubanos estão evangelizando a ilha através de historinhas em quadrinhos  sobre a vida do Pe. Félix Varela e a Virgem da Caridade do Cobre.

AIN financiou a impressão de 80 mil exemplares da revistinha “Padre Félix Varela, ‘O Santo Cubano’”, que atualmente é difundida entre os jovens da ilha com o objetivo de que possam “conhecer um dos homens mais importantes de Cuba”.

De maneira amena, a vida do Pe. Varela é narrada em páginas coloridas e com diálogos diretos, que dão a conhecer o trabalho e o testemunho de vida de quem fora chamado “o Santo Cubano” e “patriota inteiro” pelo José Martí.

O Secretariado da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC) indicou que escolheram a vida do sacerdote por ser seu exemplo e seu ensino “uma de nossas melhores raízes cubanas e cristãs”, que fundaram e nutriram “o amor à pátria e à virtude”.

Do mesmo modo, explicou que o gibi procura despertar nos leitores o interesse por conhecer mais a “aquele que soube responder, com a verdade e o amor fundamentados em seu compromisso cristão”, ao desafio dos tempos em que nascia a nacionalidade cubana “e o sonho de liberdade”.

O Cardeal Jaime Ortega, Arcebispo de Havana e Presidente da COCC, afirmou que “o católico cubano é herdeiro do pensamento cristão e patriótico do Pe. Félix Varela, de seu zelo independentista, de seu amor a Cuba, de sua fidelidade à Igreja”.

Segundo os bispos, esta obra será a inspiração para que as novas gerações de cubanos façam realidade a convicção do Pai Varela: “os jovens som a doce esperança da Pátria”.

AIN também financiou a impressão de 100 mil exemplares de uma historieta sobre a Virgem da Caridade do Cobre.