Os responsáveis pela Cáritas de Jerusalém estão na primeira linha de ajuda à população da Franja de Gaza, aonde levam cotidianamente a mensagem de esperança que o Papa Bento XVI deixou na Terra Santa.

Segundo a agência vaticana Fides, a visita do Santo Padre Bento XVI deu nova vida e novas esperanças à população de Terra Santa e Cáritas de Jerusalém "continua com sua preciosa obra de assistência e apoio às famílias pobres, golpeadas pelo conflito e com dificuldades econômicas devido às crescentes desocupações em toda Terra Santa".

Na Franja da Gaza, Cáritas investiu 1,4 milhões de euros em ajuda alimentar, atenção médica e formação chegando a mais de 10 mil famílias que vivem em condições extremas.

Segundo a agência, "Cáritas recolheu em Gaza algumas historias de esperança que iluminam uma situação de luto, sofrimento e penúria. Sem dúvida muitos benefícios se conseguem com as próteses sanitárias do Polio Center que Cáritas financia e sustenta. Numerosas pessoas mutiladas pela guerra recuperam assim a possibilidade de viver uma vida normal, retornando às suas atividades cotidianas e voltando-se para sentirem-se úteis em suas próprias famílias e na sociedade".

"Além, no âmbito psicológico e moral –aspecto de suma importância na recuperação e desenvolvimento de qualquer sociedade humana– as palavras do Santo Padre Bento XVI, que assegurou sua oração e sua proximidade a todos os que sofrem, trouxeram uma mensagem de paz para os israelitas e os palestinos, com um impacto emotivo extremamente forte na população, tanto cristã como muçulmana", adiciona Fides.

Do mesmo modo, recorda que "a autoridade moral do Santo Padre, universalmente reconhecida, foi ocasião de consolo à população da Palestina extremada pelo conflito. Todos esperamos que a comunidade internacional acolha a mensagem de Bento XVI iniciando um autêntico processo de paz que traga reconciliação, estabilidade e harmonia à Terra Santa.