O Prefeito da Congregação para as Iglesias Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, assinalou ao comentar a recente viagem do Papa Bento XVI à Terra Santa, que é necessário custodiar e animar os católicos em Terra Santa para que esta comunidade possa seguir enriquecendo a sociedade.

Em um artigo sobre a recente visita do Santo Padre aos Lugares Santos, o Cardeal assinalou que sustentar aos católicos "significa garantir a toda a Terra Santa um bem precioso, talvez indispensável para seu caminho no presente e o futuro. Oferecer a seus componentes, especialmente aos jovens olham o amanhã com preocupação, adequadas condições de moradia, formação, trabalho e de mobilidade pessoal e familiar, quer dizer defender não só com palavras a não ser com atos a dignidade de todos".

No texto publicado no L'Osservatore Romano, o Cardeal indicou ademais que agora se deve "cultivar a boa semente confiada pelo Papa a esta terra 'boa e Santa'. A bênção de Deus incrementará a generosa germinação, mas a abundância da colheita dependerá da fidelidade deles".

Seguidamente o Prefeito precisou que é certo "que deverá ser a comunidade internacional quem ajude a cimentar a aventura da paz, que sempre é possível, também em Gaza, acreditando na solidariedade entre as gentes e lutando contra toda injustiça e discriminação".

Mas as comunidades católicas, precisou, "não deverão nunca de cansar-se de pedir o bem de uma verdadeira liberdade religiosa, contribuindo com todas suas forças a alcançá-la, que é garantia dos direitos invioláveis de toda pessoa".

Finalmente o Cardeal Sandri assegurou que "o Senhor não os deixará sozinhos ali onde pela primeira vez ressoou seu santo nome. Bento XVI lhes assegurou que também a Igreja de Cristo estará ao seu lado".